Disciplina: METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE Nome: Moises Correa Paiva Matricula: 201407292803 Período: Quarto Nome do jogo: Quem é o pintor? Regras: Achar o pintor da imagem Material: Fotos de pintores e suas pinturas Idade:6 a 10 Objetivo: É um jogo de memória, o intuito dele é fazer com que os alunos possam ter a oportunidade de conhecer pintores brasileiros e apreciar as suas obras. Nome das obras: O pescador, meio ambiente, O farol, Baile popular, Flowers, Barco, O grito do Ipiranga, A primeira missa no Brasil. artistas: Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Anita malfatti, Di Calvalcanti, Romero Britto, Alfredo Volpi, Pedro Américo, e Victor Meirelles.
Universidade Estácio de Sá Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte (CEL0548/2250343) 9005 Quarto semestre. Professora: Ana Elisabete Rodrigues de Carvalho Lope Autora: Aladia de Carvalho Costa Matrícula: 201505707471 JOGO DE QUEBRA-CABEÇA da obra Bailarinas de Cleusa Caldas A artista plástica brasileira utiliza em suas obras óleo sobre tela Regras: Prestar atenção na imagem original, atrás do quebra-cabeça e juntar as peças nas posições corretas. Materiais utilizados: Cola, Cartolina ou papelão ou e.v.a. Idade: A partir de anos. Objetivo: Desenvolver a capacidade de concentração, noção espacial e a percepção visual.
Disciplina e semestre: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE (CEL0548/2250343) 9005 – 2016/ 2º semestre Autor: Ana Paula Santos Marchiori Nome do jogo: Kit Jogos Tarsila do Amaral - 3 Quebra cabeças/ Lince/ Jogo da Memória Obras Tarsila do Amaral Regras: Criar 3 grupos de crianças separados. Cada grupo fica responsável por um quebra cabeças, as crianças devem montar de forma cooperativa e alternando a vez. Depois que os quebra cabeças estiverem montados troca-se de grupos e mais uma vez, até que os três grupos tenham montado os três quebra cabeças com as obras mais famosas de Tarsila do Amaral. Jogo da memória, as crianças devem tentar descobrir os pares das obras de Tarsila do Amaral, cada um tenta uma vez, se errar, passa a vez. Jogo lince, dividir as crianças em dois times. As crianças recebem cartas com as obras de Tarsila do Amaral que estarão também impressas no tabuleiro, e deverão encontrá-las nele, durante 10 segundos. Material: folha impressa com as gravuras, cartolina colorida para colar atrás do quebra cabeças, do lince e do jogo da memória, cronômetro. Idade: 4 a 10 anos Objetivo: os jogos devem desenvolver a cooperação, a atenção, a concentração, a socialização, e apresentar de forma lúdica a vida e obra de Tarsila do Amaral
Nome da(s) obra(s) e do(s) artista(s) brasileiro(s) utilizado(s) na ilustração do jogo: Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas. Tarsila fez mais de 270 quadros entre os finalizados, inacabados e os dos últimos anos. O número não é grande para quem viveu 86 anos. Mas ela mesma se dizia preguiçosa e sabemos que era extremamente perfeccionista.
3 disciplina conteúdo metodologia e pratica do ensino da Arte Semestre 6º semestre Autora Cláudia Andrade Nome do jogo elefante colorido Regras ao sinal dado os dois alunos saem correndo para pegar os objetos apontando pelo professor se o pegador encostar em uma criança antes dela chegar a cor será capturado o comandante tem que escolher uma cor que não esteja no local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais vence quem for pego Material: elefantes nas cores azul verde amarelo e qualquer objeto que transmita pique Idade 5 anos Objetivo : trabalha as cores a concentração atenção agilidade para correr e não deixar ser pego.
Olá, boa noite! Autor: Genivalda Borges da Silva 201310114421 2016.4 EAD- CONT., MET. E PRAT. DE ENSINO DA ARTE (CEL0548/2316522) 9001
Nome do jogo: Brincadeiras de Criança.
Regras: * Formar grupos; * Realizar um breve resumo sobre o artista Ivan Cruz; * Dividir as imagens nos grupos; *Colocar no centro dos grupos as etiquetas com os nomes das brincadeiras, na qual cada grupo por vez será chamado para ir buscar o nome da brincadeira que aparece na sua imagem; * Depois de todos os grupos estarem com suas etiquetas para dar o nome a brincadeira da imagem, a professora inicia a pergunta a cada grupo : Qual o nome dessa brincadeira de Ivan Cruz?
*No final do jogo, pode ser reproduzida pelos grupos algumas das brincadeiras que estão nas imagens ; Obs: Durante a semana a turma deve fazer um " tour " pela história do artista Ivan Cruz e sua série de obras intitulada : "Brincadeiras de Criança". Fazer na vivência com as crianças algumas das brincadeiras que compõe o jogo,para elas assimilarem com as imagens representadas nas pinturas na hora do jogo. Ivan retratou mais de 100 brincadeiras de criança, logo, o professor terá um leque bem diversificado para criar e escolher as imagens para o jogo.
Material: * Imagens das brincadeiras pintadas por Ivan Cruz impressas em A4; *Papel cartão, cartolina ou de preferência fazer a reutilização de papelão (caixa de sapatos,por exemplo); * Etiquetas com os nomes das brincadeiras; *Cola( de preferência bastão); *Tesoura( sem ponta); * Contact
Idade:A partir dos 3 anos
Objetivo:*Trabalha a interação com o grupo e a memória, reconhecendo as imagens apresentadas durante a semana e seus respectivos nomes; * Frisar bem para as crianças a partir das imagens do jogo, como as brincadeiras são realizadas sempre com duas ou mais pessoas, estabelecendo o ideia de companheirismo, amizade, união e socialização em grupos. *Reconhecimento para as crianças da importância do ato de brincar, de forma simples e feliz, e por um momento distante das tecnologias se faz o resgate de antigas brincadeiras na qual é preciso muito realismo e contato físico. *Formação do cognitivo de cada criança, ampliando sua percepção de mundo e de si mesmo diante do brincar, onde ela exerce múltiplas capacidades reconhecendo-se como elemento central e participativo ativo do jogo. *Adaptação as regras em grupos estabelecidas pelo educador para o jogo mas que por sua vez acaba se estendendo para a boa formação contínua dessa criança, onde ela aprende a esperar sua vez e respeitando a vez do outro; * Compreensão de lógica matemática, quando são contadas as crianças existentes nas brincadeiras das imagens, quantas imagens cada grupo recebeu, quantas brincadeiras para o jogo a turma construiu. * Pesquisa geográfica, onde através das imagens do jogo, pode procurar ou levantar um local igual ao que está sendo feita a brincadeira( se é na rua, praça, parque, etc.E levantar o questionamento se a brincadeira é possível ser realizada na sala, no pátio, etc. * Observar com as crianças que algumas brincadeiras são realizadas sentadas, sem a necessidade de um amplo espaço para se divertir; * Concluir de forma empírica e divertida, o quanto essas brincadeiras marcaram a infância de um homem que virou um artista a partir do momento que retratou suas alegrias na infância, e como o brincar teve um significado relevante em sua vida, pois..."A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço do coração". - Ivan Cruz.
Nome da obra :Brincadeiras de Criança. *Bafo Bafo. *Bolinha de Sabão. *Cama de Gato II. *Ciranda II *Corrida de Rolimã. *Jogando Bola. *Pulando Corda.
Agradeço as contribuições para nosso BLOG. Vamos explorar essas propostas ampliando as possibilidades de trabalho em arte/educação na sala de aula e em ambientes não formais de educação.
Disciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte – 4º Semestre. Aluna: Laís Cristina Izelli da Silva Matricula: 201510985603 Nome do jogo: Quebra-Cabeça Regras: 1 a 4 participantes, os participantes devem encaixar as peças em seus devidos lugares no intuito de formar a figura de referência do jogo. Material: Papel, tesoura, papelão, cola e contact. Faixa etária dos alunos: 3 a 4 anos Objetivo: Trabalhar o desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, a capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual, além de auxiliar nos processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico. Nome da Obra: Brincando de Roda Artista: Ivan Cruz Biografia: Ivan Cruz nasceu em 1947 no subúrbio do Rio de Janeiro se formou em Direito, entretanto acabou deixando essa profissão para se dedicar a Arte e pinturas, e com isso se tornou um artista plástico cujo seu tema predileto é as brincadeiras de ruas, a escolha do tema foi por causa da marcante infância que ele teve nos anos de 1940 á 1950. De 1990 até hoje Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros retratado mais de 100 brincadeiras. Ele se baseou na frase: ’’ A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou. Falta – lhe um pedaço no coração’’ Essa frase nos faz refletir que hoje as brincadeiras de infância estão sendo deixada de lado. E o artista vem resgatar em uma linguagem não verbal a importância do brincar por meio dos quadros e esculturas.
BOM TRABALHEI O ARTISTA BRASILEIRO ANTONIO BANDEIRAS COM A PINTURA CIDADE ILUMINADA . 'A pintura não é feita para ser compreendida: deve ser capaz de uma comunicação humana, logo que for sentida através de um rápido olhar. Diante dela o homem não deve rir nem chorar, apenas ficar calado'. NAO FIZ JOGOS COLOQUEI UM BLOCAO E JOGAMOS TINTAS DE CORES PRIMARIAS DEPOIS MISTURAMOS AS CORES PARA QUE AS CRIANCAS VISSEM A MUDANCAS DE CORES, ELAS AMARAM E COMESSA GOSTOSA BRINCADEIRA APRENDENMOS SOBRE O AUTOR ANTONIO BANDEIRAS E SUA OBRA CIDADE ILUMINADA E SOBRE PINTURA ABSTRADA.
Brincadeira legal de se brincar, quando se tem apenas duas pessoas e você não sabe do que pode brincar....... Olha só, com apenas uma corda ,fazendo cobrinhas rastejantes no chão, a brincadeira se torna bem divertida!Quando pisar na cobrinha passa-se a vez para o colega. Desperta agilidade,ajuda o racicínio e agrada todas as crianças!Epa! deu até vontade de brincar também brinquei muito, hoje em dia essas brincadeiras não existem mais.
Boa Noite! Autor:Crislaine da Cruz Motta França Matrícula:201510741241 Disciplina:CONT. MET. PRAT. ENSINO DA ARTE Turma:(CEL 0548/2368208)9004 -2017.1 EAD Brinquedo: Dominó
Idade: 5 anos
Regras: Cada jogador recebe 7 pedras quando começa a rodada. Se na partida houver menos de 4 jogadores, as pedras restantes ficam no dorme para serem compradas. O jogo começa pelo jogador que tenha a pedra dobrada mais alta (se jogam 4 pessoas, sempre começará quem tem o seis dôbre ou carrilhão). Objetivo: Raciocínio lógico e aritmético e conhecer as obras do artista plástico Ivan Cruz e sua série de obras retratando brincadeiras de crianças.
Autor: Mirian Barbosa Moraes dos Santos Matricula: 201512921131 Disciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática de ensino da arte Turma: (CEL0548/2368190)9001 Brinquedo: Quebra-cabeça ( Obra de Cândido Portinari - O lavrador de café de 1934)
Idade: 8 à 9 anos
Os alunos vão montar o quebra cabeça da obra de Cândido Portinari onde será formado a obra de Cândido Portinari (O lavrador de café). Objetivo: Conhecer a obra de Cândido Portinari e discutir sobre força, movimento e desafio, onde é mostrada através da obra do artista.
Boa noite! Meu nome: Andréia Carneiro Figueira Matrícula: 201001431201 Nome do jogo:Paisagem natural ou humanizada Material: Imagens de paisagens naturais e humanizadas Idade: 8 a 10 anos Trabalhar a interdisciplinidade entre geografia e artes Observar a diferença entre a paisagem humanizada e natural
DADOS DA FICHA TÉCNICA DO JOGO: Disciplina e semestre: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE, 2º semestre de 2017.
Curso: Pedagogia
Autor: Thais M Santos- 201601022361
Nome do jogo: Quebra Cabeça
Regras: Montar as peças que se encaixa.
Material: • Papelão • Folha A4 • Cola • Giz de cera
Faixa etária dos alunos: • 5 a 6 anos
Objetivo:
• Estimular a aprendizagem • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico • Desenvolver a coordenação motora e da possibilidade de dominar o corpo • Desenvolver a inteligência • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar.
Nome da(s) obra(s) e do(s) artista(s) brasileiro(s) utilizado(s) na ilustração do jogo: O Peixe de Romero Britto- ( releitura).
Dados da ficha técnica do jogo Disciplina:Pedagogia Semestre:5º período AUTOR:Jozeli de Jesus Elias matricula:201512995398 Nome do jogo:Dominó do Romero Britto e suas artes Regras:Para o jogo precisa de 2 ou 4 jogadores ,os jogadores deverá escolher 7ou 14 peças ,começará o jogador que possuir o gabão com a foto do Romero Britto e vencerá o jogo aquele que conseguir colocar todas as peças na mesa ,o no jogo pode se jogar 2 jogadores se optarem por começar o jogo com 7 peças cada um, o que não tiver na mão a imagem pedida no jogo terá que comprar até conseguir a peça pedida. Material: o dominó que contém 28 peças ilustrada com a foto do artista e suas obras Faixa etária dos alunos: A partir de 3 anos de idade Objetivo:Buscar desenvolver o trabalho em grupo e principalmente a convivência entre os alunos e fazer o aluno desenvolver a curiosidade,o raciocínio e a competição saudável. Nome da (s) obras (s) e do(s) artista(s) brasileiro(s) utilizado(s) na ilustração do jogo: ROMERRO BRITTO (artista),peixes,cavalo,flores,Madonna,coração,mona-cat
• Regras do Jogo As peças devem ser montadas em seus devidos lugares até concluir a imagem total da figura. Caso tenha mais de um participante deve ser marcado um tempo limite a combinar para cada participante. Recomenda-se 15:00 minutos para cada, quem concluir em menos tempo ganha a brincadeira.
• MATERIAL USADO: Papelão Papel Chamex Cola branca Papel contact Embalagem Plástica Contém 31 peças
Obs: Prazo de Validade indeterminado
• FAIXA ETÁRIA: Todos podem brincar, mas a prioridade são para crianças de 6 anos iniciantes do 1º ano do Ensino fundamental. • Objetivo: Trabalhar as formas geométricas, cores primárias, atenção, habilidades motoras, chamar a atenção sobre a obra e o artista.
• Autor pesquisado: Tarcila do Amaral – Obra Abaporu
DADOS DA FICHA TÉCNICA DO JOGO: Disciplina e semestre: Conteúdo, Metodologia e Prática do ensino da Arte/Sexto Semestre Autor: (nome e matrícula): Mírian dos Santos Conceição- 201503383962 Nome do jogo: Jogo da Memória Regras: *O jogo se inicia com todas as peças viradas no lado contrário para que não seja possível ver as imagens *Cada jogador terá direito a escolher uma peça para desvirar. Depois que cada jogador escolher uma peça, cada um terá direito a escolher a outra peça para formar o par. *Quem acha a imagem correspondente tem direito a tentar encontrar outro par de imagens. *Ganha o jogador que tiver mais pares completos no final. Faixa etária dos alunos: 3 a 5 anos. Objetivos: *Promover o contato com a arte/cultura. * Aprimorar o desenvolvimento cognitivo. *Desenvolver o convívio social. Nome dos artistas utilizados na ilustração do jogo: Claudia Lyrio J. Carlos Carvall Baptistão Bruno Hamzagic Beatriz Milhazes
Disciplina: Conteúdo Metodologia e Prática de Ensino de Arte.
Aluna: Marina Freitas da Costa Matricula: 201501967533 Período: 5 semestre de Pedagogia
Nome do jogo: Quebra-cabeça Reciclado
Regras do jogo: Quando jogado individual deve-se colocar as peças em ordem no seu devido lugar, quando jogado em dupla ou mais pessoas aqueles que encaixarem mais rápido e colocarem tudo no devido lugar corretamente venceram a brincadeira.
Obras e Autor: Romero Britto obras de arte "O gato" e "O peixe"
Material utilizado: Capas de livros antigos para dar suporte as imagens impressas da obra de Romero Britto, cola, régua, tesoura, lápis de cor.
Faixa etária dos alunos: 4 e 5 anos
Objetivo: Ampliar seu conhecimento de mundo por meio da manipulação das peças do quebra-cabeça, explorar suas características, propriedades e possibilidades de manuseio do jogo entrando em contato com diversas formas de expressões artísticas. As obras apresentadas para as crianças é uma proposta lúdica que pois utiliza de muitas cores e diferentes formas geométricas além de ajudar na concentração, noções de espaço, percepção visual e raciocínio logico. Desta forma trabalhar obras de arte na educação infantil faz com que as crianças despertem um olhar criativo para as obras de arte para assim desenvolverem a capacidade de pensar, falar e criar, tornado-se produtoras de arte.
Disciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino da Arte
Período: 3º Período de Pedagogia
Autor: Marcia Virginia de Azevedo - Matricula: 201701082462
Nome do jogo: Quebra-cabeça Matemático
Regras do Jogo: Antes de iniciar o jogo será realizado um breve resumo sobre o artista Brasileiro Pernambucano Romero Britto. Logo será distribuído o jogo entre os participantes. Cada jogador encontrará atrás das peças do quebra cabeça operações matemáticas de adição e subtração, no qual ao serem calculadas a resposta irá indicar em qual lugar a peça irá se encaixar. As peças do quebra cabeça devem ser encaixadas em seus respectivos lugares até completar o desenho total da gravura. Porém se tiver mais de um jogador, deve ser definido um prazo limite para que aqueles que montarem corretamente em menos tempo ganha a brincadeira. Recomenda-se 15:00 minutos para cada.
Material utilizado: • Capas de livros antigos (para dar suporte as imagens impressas da obra) • Cola branca • Tesoura • Papelão • Papel Chamex
Faixa etária dos alunos: crianças de 7 e 8 anos de idade do 2º ano do Ensino fundamental.
Objetivos: Desenvolver habilidades de resolução de problemas, possibilitando ao aluno a oportunidade de estabelecer planos de ação para atingir determinados objetivos, favorecendo a aquisição de conhecimentos, a socialização, a afetividade, a criatividade, a criticidade, a imaginação e a aprendizagem significativa. O jogo, com seu caráter lúdico, é importante para o ser humano em qualquer idade. Propiciar situações com jogos é investir no prazer, no desafio e no melhor desempenho dos alunos. Entretanto, os jogos devem ser utilizados com critério pedagógico, para alcançar êxito nas práticas educativas. Para tanto, é importante os conhecimentos da formação inicial e também sua retroalimentação por meio da formação contínua.
Referencias do Artista: Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Radicado em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem-sucedido fora do Brasil.
Referencias da Obra: obras de arte "O cachorro azul ", o resultado das obras é com pessoas felizes, casais apaixonados e animais – cachorro, peixe, gato, borboleta – repletos de estilo.
Nome: Eliana Constermani da Silva Barboza Matricula: 201608192822 Curso: Pedagogia Período: 2º Disciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte.
O Jogo . Nome do jogo: Peteca . Regra: Dois ou mais participantes, quanto maior o número de jogadores, mais divertido é o jogo. . Material: tesoura, sacola plástica, jornal, tecido, fita para amarrar e massa de modelar. . Faixa etária dos alunos: 4 a 6 anos.
Ao iniciar o jogo, os jogadores ficam em um círculo – ou de frente um para o outro, se forem apenas dois. Um jogador sorteado inicia impulsionando a peteca para o alto, numa manobra semelhante ao saque usado no vôlei. Ele segura a peteca com uma das mãos e com a outra dá um tapa, de baixo para cima. Todos os jogadores precisam manter a peteca no ar dando-lhe tapas, para impedi-la de cair no chão e quem deixar a peteca cair é eliminado do jogo.
Objetivo Estimular a agilidade, a coordenação motora, o condicionamento físico, a interação do grupo, adaptação as regras, a formação do cognitivo de cada criança, a compreensão lógica matemática - quando são contadas as crianças existentes na brincadeira - noção espacial, percepção visual, pesquisa geográfica de local de onde se pode brincar (ruas, quadras, praças, praia, etc.), bem como mostrar para as crianças que as brincadeiras são realizadas sempre com duas ou mais pessoas, estabelecendo a ideia de amizade e socialização em grupo.
Artista e Obra Nome da obra: brincando de peteca Artista: Ivan Cruz Referência do artista: Ivan Cruz nasceu em 1947 no subúrbio do Rio de Janeiro, brincava pelas ruas de seu bairro com todas as crianças. De 1990 até hoje, ele juntou cerca de mais de 100 brincadeiras de criança. Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou “a criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando cresce não brincou, falta-lhe um pedaço do coração”.
Disciplina: METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE
ResponderExcluirNome: Moises Correa Paiva
Matricula: 201407292803
Período: Quarto
Nome do jogo: Quem é o pintor?
Regras: Achar o pintor da imagem
Material: Fotos de pintores e suas pinturas
Idade:6 a 10
Objetivo: É um jogo de memória, o intuito dele é fazer com que os alunos possam ter a oportunidade de conhecer pintores brasileiros e apreciar as suas obras.
Nome das obras: O pescador, meio ambiente, O farol, Baile popular, Flowers, Barco, O grito do Ipiranga, A primeira missa no Brasil.
artistas: Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Anita malfatti, Di Calvalcanti, Romero Britto, Alfredo Volpi, Pedro Américo, e Victor Meirelles.
Universidade Estácio de Sá
ResponderExcluirCurso: Pedagogia
Disciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte (CEL0548/2250343) 9005
Quarto semestre.
Professora: Ana Elisabete Rodrigues de Carvalho Lope
Autora: Aladia de Carvalho Costa
Matrícula: 201505707471
JOGO DE QUEBRA-CABEÇA da obra Bailarinas de Cleusa Caldas
A artista plástica brasileira utiliza em suas obras óleo sobre tela
Regras: Prestar atenção na imagem original, atrás do quebra-cabeça e juntar as peças nas posições corretas.
Materiais utilizados: Cola, Cartolina ou papelão ou e.v.a.
Idade: A partir de anos.
Objetivo: Desenvolver a capacidade de concentração, noção espacial e a percepção visual.
Disciplina e semestre: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE (CEL0548/2250343) 9005 – 2016/ 2º semestre
ResponderExcluirAutor: Ana Paula Santos Marchiori
Nome do jogo: Kit Jogos Tarsila do Amaral - 3 Quebra cabeças/ Lince/ Jogo da Memória Obras Tarsila do Amaral
Regras: Criar 3 grupos de crianças separados. Cada grupo fica responsável por um quebra cabeças, as crianças devem montar de forma cooperativa e alternando a vez. Depois que os quebra cabeças estiverem montados troca-se de grupos e mais uma vez, até que os três grupos tenham montado os três quebra cabeças com as obras mais famosas de Tarsila do Amaral.
Jogo da memória, as crianças devem tentar descobrir os pares das obras de Tarsila do Amaral, cada um tenta uma vez, se errar, passa a vez.
Jogo lince, dividir as crianças em dois times. As crianças recebem cartas com as obras de Tarsila do Amaral que estarão também impressas no tabuleiro, e deverão encontrá-las nele, durante 10 segundos.
Material: folha impressa com as gravuras, cartolina colorida para colar atrás do quebra cabeças, do lince e do jogo da memória, cronômetro.
Idade: 4 a 10 anos
Objetivo: os jogos devem desenvolver a cooperação, a atenção, a concentração, a socialização, e apresentar de forma lúdica a vida e obra de Tarsila do Amaral
Nome da(s) obra(s) e do(s) artista(s) brasileiro(s) utilizado(s) na ilustração do jogo:
Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Tarsila fez mais de 270 quadros entre os finalizados, inacabados e os dos últimos anos. O número não é grande para quem viveu 86 anos. Mas ela mesma se dizia preguiçosa e sabemos que era extremamente perfeccionista.
3 disciplina conteúdo metodologia e pratica do ensino da Arte
ResponderExcluirSemestre 6º semestre
Autora Cláudia Andrade
Nome do jogo elefante colorido
Regras ao sinal dado os dois alunos saem correndo para pegar os objetos apontando pelo professor se o pegador encostar em uma criança antes dela chegar a cor será capturado o comandante tem que escolher uma cor que não esteja no local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais vence quem for pego
Material: elefantes nas cores azul verde amarelo e qualquer objeto que transmita pique
Idade 5 anos
Objetivo : trabalha as cores a concentração atenção agilidade para correr e não deixar ser pego.
Olá, boa noite!
ResponderExcluirAutor: Genivalda Borges da Silva 201310114421
2016.4 EAD- CONT., MET. E PRAT. DE ENSINO DA ARTE (CEL0548/2316522) 9001
Nome do jogo: Brincadeiras de Criança.
Regras:
* Formar grupos;
* Realizar um breve resumo sobre o artista Ivan Cruz;
* Dividir as imagens nos grupos;
*Colocar no centro dos grupos as etiquetas com os nomes das brincadeiras, na qual cada grupo por vez será chamado para ir buscar o nome da brincadeira que aparece na sua imagem;
* Depois de todos os grupos estarem com suas etiquetas para dar o nome a brincadeira da imagem, a professora inicia a pergunta a cada grupo : Qual o nome dessa brincadeira de Ivan Cruz?
*No final do jogo, pode ser reproduzida pelos grupos algumas das brincadeiras que estão nas imagens ;
Obs: Durante a semana a turma deve fazer um " tour " pela história do artista Ivan Cruz e sua série de obras intitulada : "Brincadeiras de Criança". Fazer na vivência com as crianças algumas das brincadeiras que compõe o jogo,para elas assimilarem com as imagens representadas nas pinturas na hora do jogo.
Ivan retratou mais de 100 brincadeiras de criança, logo, o professor terá um leque bem diversificado para criar e escolher as imagens para o jogo.
Material:
* Imagens das brincadeiras pintadas por Ivan Cruz impressas em A4;
*Papel cartão, cartolina ou de preferência fazer a reutilização de papelão (caixa de sapatos,por exemplo);
* Etiquetas com os nomes das brincadeiras;
*Cola( de preferência bastão);
*Tesoura( sem ponta);
* Contact
Idade:A partir dos 3 anos
Objetivo:*Trabalha a interação com o grupo e a memória, reconhecendo as imagens apresentadas durante a semana e seus respectivos nomes;
* Frisar bem para as crianças a partir das imagens do jogo, como as brincadeiras são realizadas sempre com duas ou mais pessoas, estabelecendo o ideia de companheirismo, amizade, união e socialização em grupos.
*Reconhecimento para as crianças da importância do ato de brincar, de forma simples e feliz, e por um momento distante das tecnologias se faz o resgate de antigas brincadeiras na qual é preciso muito realismo e contato físico.
*Formação do cognitivo de cada criança, ampliando sua percepção de mundo e de si mesmo diante do brincar, onde ela exerce múltiplas capacidades reconhecendo-se como elemento central e participativo ativo do jogo.
*Adaptação as regras em grupos estabelecidas pelo educador para o jogo mas que por sua vez acaba se estendendo para a boa formação contínua dessa criança, onde ela aprende a esperar sua vez e respeitando a vez do outro;
* Compreensão de lógica matemática, quando são contadas as crianças existentes nas brincadeiras das imagens, quantas imagens cada grupo recebeu, quantas brincadeiras para o jogo a turma construiu.
* Pesquisa geográfica, onde através das imagens do jogo, pode procurar ou levantar um local igual ao que está sendo feita a brincadeira( se é na rua, praça, parque, etc.E levantar o questionamento se a brincadeira é possível ser realizada na sala, no pátio, etc.
* Observar com as crianças que algumas brincadeiras são realizadas sentadas, sem a necessidade de um amplo espaço para se divertir;
* Concluir de forma empírica e divertida, o quanto essas brincadeiras marcaram a infância de um homem que virou um artista a partir do momento que retratou suas alegrias na infância, e como o brincar teve um significado relevante em sua vida, pois..."A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço do coração". - Ivan Cruz.
Nome da obra :Brincadeiras de Criança.
*Bafo Bafo.
*Bolinha de Sabão.
*Cama de Gato II.
*Ciranda II
*Corrida de Rolimã.
*Jogando Bola.
*Pulando Corda.
Artista: Ivan Cruz.
Agradeço as contribuições para nosso BLOG. Vamos explorar essas propostas ampliando as possibilidades de trabalho em arte/educação na sala de aula e em ambientes não formais de educação.
ResponderExcluirDisciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte – 4º Semestre.
ResponderExcluirAluna: Laís Cristina Izelli da Silva
Matricula: 201510985603
Nome do jogo: Quebra-Cabeça
Regras: 1 a 4 participantes, os participantes devem encaixar as peças em seus devidos lugares no intuito de formar a figura de referência do jogo.
Material: Papel, tesoura, papelão, cola e contact.
Faixa etária dos alunos: 3 a 4 anos
Objetivo: Trabalhar o desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, a capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual, além de auxiliar nos processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.
Nome da Obra: Brincando de Roda
Artista: Ivan Cruz
Biografia: Ivan Cruz nasceu em 1947 no subúrbio do Rio de Janeiro se formou em Direito, entretanto acabou deixando essa profissão para se dedicar a Arte e pinturas, e com isso se tornou um artista plástico cujo seu tema predileto é as brincadeiras de ruas, a escolha do tema foi por causa da marcante infância que ele teve nos anos de 1940 á 1950.
De 1990 até hoje Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros retratado mais de 100 brincadeiras.
Ele se baseou na frase: ’’ A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou. Falta – lhe um pedaço no coração’’
Essa frase nos faz refletir que hoje as brincadeiras de infância estão sendo deixada de lado. E o artista vem resgatar em uma linguagem não verbal a importância do brincar por meio dos quadros e esculturas.
Boa Noite,
ExcluirLais assim como você eu também fiz um quebra-cabeça, pois além de estimular o cérebro, ajuda com o raciocínio lógico.
BOM TRABALHEI O ARTISTA BRASILEIRO ANTONIO BANDEIRAS COM A PINTURA CIDADE ILUMINADA .
ResponderExcluir'A pintura não é feita para ser compreendida: deve ser capaz de uma comunicação humana, logo que for sentida através de um rápido olhar. Diante dela o homem não deve rir nem chorar, apenas ficar calado'.
NAO FIZ JOGOS COLOQUEI UM BLOCAO E JOGAMOS TINTAS DE CORES PRIMARIAS DEPOIS MISTURAMOS AS CORES PARA QUE AS CRIANCAS VISSEM A MUDANCAS DE CORES, ELAS AMARAM E COMESSA GOSTOSA BRINCADEIRA APRENDENMOS SOBRE O AUTOR ANTONIO BANDEIRAS E SUA OBRA CIDADE ILUMINADA E SOBRE PINTURA ABSTRADA.
Ivan Cruz baseado na fase que criou criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança nunca brincou , falta-lhe um pedaço do coração.
ResponderExcluirCobrinha com corda
ResponderExcluirBrincadeira legal de se brincar, quando se tem apenas duas
pessoas e você não sabe do que pode brincar.......
Olha só, com apenas uma corda ,fazendo cobrinhas rastejantes no chão, a brincadeira se torna bem divertida!Quando pisar na cobrinha passa-se a vez para o colega.
Desperta agilidade,ajuda o racicínio e agrada todas as crianças!Epa! deu até vontade de brincar também brinquei muito, hoje em dia essas brincadeiras não existem mais.
Boa Noite!
ResponderExcluirAutor:Crislaine da Cruz Motta França
Matrícula:201510741241
Disciplina:CONT. MET. PRAT. ENSINO DA ARTE
Turma:(CEL 0548/2368208)9004 -2017.1 EAD
Brinquedo: Dominó
Idade: 5 anos
Regras: Cada jogador recebe 7 pedras quando começa a rodada. Se na partida houver menos de 4 jogadores, as pedras restantes ficam no dorme para serem compradas. O jogo começa pelo jogador que tenha a pedra dobrada mais alta (se jogam 4 pessoas, sempre começará quem tem o seis dôbre ou carrilhão).
Objetivo: Raciocínio lógico e aritmético e conhecer as obras do artista plástico Ivan Cruz e sua série de obras retratando brincadeiras de crianças.
Material: Caixa de leite ,cola e papel cartão.
Artista: Ivan Cruz
Obras:Série Brincadeiras de Crianças.
Autor: Mirian Barbosa Moraes dos Santos
ResponderExcluirMatricula: 201512921131
Disciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática de ensino da arte
Turma: (CEL0548/2368190)9001
Brinquedo: Quebra-cabeça ( Obra de Cândido Portinari - O lavrador de café de 1934)
Idade: 8 à 9 anos
Os alunos vão montar o quebra cabeça da obra de Cândido Portinari onde será formado a obra de Cândido Portinari (O lavrador de café).
Objetivo: Conhecer a obra de Cândido Portinari e discutir sobre força, movimento e desafio, onde é mostrada através da obra do artista.
Material: Folha sulfite e papel canson.
Boa noite!
ResponderExcluirMeu nome: Andréia Carneiro Figueira
Matrícula: 201001431201
Nome do jogo:Paisagem natural ou humanizada
Material: Imagens de paisagens naturais e humanizadas
Idade: 8 a 10 anos
Trabalhar a interdisciplinidade entre geografia e artes
Observar a diferença entre a paisagem humanizada e natural
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDADOS DA FICHA TÉCNICA DO JOGO:
ResponderExcluirDisciplina e semestre: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE, 2º semestre de 2017.
Curso: Pedagogia
Autor: Thais M Santos- 201601022361
Nome do jogo: Quebra Cabeça
Regras: Montar as peças que se encaixa.
Material:
• Papelão
• Folha A4
• Cola
• Giz de cera
Faixa etária dos alunos:
• 5 a 6 anos
Objetivo:
• Estimular a aprendizagem
• Desenvolver a atenção e o pensamento lógico
• Desenvolver a coordenação motora e da possibilidade de dominar o corpo
• Desenvolver a inteligência
• Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória
• Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar.
Nome da(s) obra(s) e do(s) artista(s) brasileiro(s) utilizado(s) na ilustração do jogo:
O Peixe de Romero Britto- ( releitura).
Dados da ficha técnica do jogo
ResponderExcluirDisciplina:Pedagogia
Semestre:5º período
AUTOR:Jozeli de Jesus Elias matricula:201512995398
Nome do jogo:Dominó do Romero Britto e suas artes
Regras:Para o jogo precisa de 2 ou 4 jogadores ,os jogadores deverá escolher 7ou 14 peças ,começará o jogador que possuir o gabão com a foto do Romero Britto e vencerá o jogo aquele que conseguir colocar todas as peças na mesa ,o no jogo pode se jogar 2 jogadores se optarem por começar o jogo com 7 peças cada um, o que não tiver na mão a imagem pedida no jogo terá que comprar até conseguir a peça pedida.
Material: o dominó que contém 28 peças ilustrada com a foto do artista e suas obras
Faixa etária dos alunos: A partir de 3 anos de idade
Objetivo:Buscar desenvolver o trabalho em grupo e principalmente a convivência entre os alunos e fazer o aluno desenvolver a curiosidade,o raciocínio e a competição saudável.
Nome da (s) obras (s) e do(s) artista(s) brasileiro(s) utilizado(s) na ilustração do jogo:
ROMERRO BRITTO (artista),peixes,cavalo,flores,Madonna,coração,mona-cat
ResponderExcluirFicha técnica
Curso Pedagogia, 4º período-
Mary Lucy Mendes Viana
Matrícula: 201601004281
QUEBRA CABEÇA ABAPORU
• Regras do Jogo
As peças devem ser montadas em seus devidos lugares até concluir a imagem total da figura. Caso tenha mais de um participante deve ser marcado um tempo limite a combinar para cada participante. Recomenda-se 15:00 minutos para cada, quem concluir em menos tempo ganha a brincadeira.
• MATERIAL USADO:
Papelão
Papel Chamex
Cola branca
Papel contact
Embalagem Plástica
Contém 31 peças
Obs: Prazo de Validade indeterminado
• FAIXA ETÁRIA:
Todos podem brincar, mas a prioridade são para crianças de 6 anos iniciantes do 1º ano do Ensino fundamental.
• Objetivo:
Trabalhar as formas geométricas, cores primárias, atenção, habilidades motoras, chamar a atenção sobre a obra e o artista.
• Autor pesquisado: Tarcila do Amaral – Obra Abaporu
DADOS DA FICHA TÉCNICA DO JOGO:
ResponderExcluirDisciplina e semestre: Conteúdo, Metodologia e Prática do ensino da Arte/Sexto Semestre
Autor: (nome e matrícula): Mírian dos Santos Conceição- 201503383962
Nome do jogo: Jogo da Memória
Regras: *O jogo se inicia com todas as peças viradas no lado contrário para que não seja possível ver as imagens
*Cada jogador terá direito a escolher uma peça para desvirar. Depois que cada jogador escolher uma peça, cada um terá direito a escolher a outra peça para formar o par.
*Quem acha a imagem correspondente tem direito a tentar encontrar outro par de imagens.
*Ganha o jogador que tiver mais pares completos no final.
Faixa etária dos alunos: 3 a 5 anos.
Objetivos: *Promover o contato com a arte/cultura.
* Aprimorar o desenvolvimento cognitivo.
*Desenvolver o convívio social.
Nome dos artistas utilizados na ilustração do jogo:
Claudia Lyrio
J. Carlos
Carvall
Baptistão
Bruno Hamzagic
Beatriz Milhazes
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDisciplina: Conteúdo Metodologia e Prática de Ensino de Arte.
ResponderExcluirAluna: Marina Freitas da Costa
Matricula: 201501967533
Período: 5 semestre de Pedagogia
Nome do jogo: Quebra-cabeça Reciclado
Regras do jogo: Quando jogado individual deve-se colocar as peças em ordem no seu devido lugar, quando jogado em dupla ou mais pessoas aqueles que encaixarem mais rápido e colocarem tudo no devido lugar corretamente venceram a brincadeira.
Obras e Autor: Romero Britto obras de arte "O gato" e "O peixe"
Material utilizado: Capas de livros antigos para dar suporte as imagens impressas da obra de Romero Britto, cola, régua, tesoura, lápis de cor.
Faixa etária dos alunos: 4 e 5 anos
Objetivo: Ampliar seu conhecimento de mundo por meio da manipulação das peças do quebra-cabeça, explorar suas características, propriedades e possibilidades de manuseio do jogo entrando em contato com diversas formas de expressões artísticas. As obras apresentadas para as crianças é uma proposta lúdica que pois utiliza de muitas cores e diferentes formas geométricas além de ajudar na concentração, noções de espaço, percepção visual e raciocínio logico. Desta forma trabalhar obras de arte na educação infantil faz com que as crianças despertem um olhar criativo para as obras de arte para assim desenvolverem a capacidade de pensar, falar e criar, tornado-se produtoras de arte.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDisciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino da Arte
ResponderExcluirPeríodo: 3º Período de Pedagogia
Autor: Marcia Virginia de Azevedo - Matricula: 201701082462
Nome do jogo: Quebra-cabeça Matemático
Regras do Jogo: Antes de iniciar o jogo será realizado um breve resumo sobre o artista Brasileiro Pernambucano Romero Britto. Logo será distribuído o jogo entre os participantes. Cada jogador encontrará atrás das peças do quebra cabeça operações matemáticas de adição e subtração, no qual ao serem calculadas a resposta irá indicar em qual lugar a peça irá se encaixar. As peças do quebra cabeça devem ser encaixadas em seus respectivos lugares até completar o desenho total da gravura. Porém se tiver mais de um jogador, deve ser definido um prazo limite para que aqueles que montarem corretamente em menos tempo ganha a brincadeira. Recomenda-se 15:00 minutos para cada.
Material utilizado:
• Capas de livros antigos (para dar suporte as imagens impressas da obra)
• Cola branca
• Tesoura
• Papelão
• Papel Chamex
Faixa etária dos alunos: crianças de 7 e 8 anos de idade do 2º ano do Ensino fundamental.
Objetivos: Desenvolver habilidades de resolução de problemas, possibilitando ao aluno a oportunidade de estabelecer planos de ação para atingir determinados objetivos, favorecendo a aquisição de conhecimentos, a socialização, a afetividade, a criatividade, a criticidade, a imaginação e a aprendizagem significativa.
O jogo, com seu caráter lúdico, é importante para o ser humano em qualquer idade. Propiciar situações com jogos é investir no prazer, no desafio e no melhor desempenho dos alunos. Entretanto, os jogos devem ser utilizados com critério pedagógico, para alcançar êxito nas práticas educativas. Para tanto, é importante os conhecimentos da formação inicial e também sua retroalimentação por meio da formação contínua.
Referencias do Artista: Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Radicado em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem-sucedido fora do Brasil.
Referencias da Obra: obras de arte "O cachorro azul ", o resultado das obras é com pessoas felizes, casais apaixonados e animais – cachorro, peixe, gato, borboleta – repletos de estilo.
Nome: Eliana Constermani da Silva Barboza
ResponderExcluirMatricula: 201608192822
Curso: Pedagogia
Período: 2º
Disciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte.
O Jogo
. Nome do jogo: Peteca
. Regra: Dois ou mais participantes, quanto maior o número de jogadores, mais divertido é o jogo.
. Material: tesoura, sacola plástica, jornal, tecido, fita para amarrar e massa de modelar.
. Faixa etária dos alunos: 4 a 6 anos.
Ao iniciar o jogo, os jogadores ficam em um círculo – ou de frente um para o outro, se forem apenas dois. Um jogador sorteado inicia impulsionando a peteca para o alto, numa manobra semelhante ao saque usado no vôlei. Ele segura a peteca com uma das mãos e com a outra dá um tapa, de baixo para cima. Todos os jogadores precisam manter a peteca no ar dando-lhe tapas, para impedi-la de cair no chão e quem deixar a peteca cair é eliminado do jogo.
Objetivo
Estimular a agilidade, a coordenação motora, o condicionamento físico, a interação do grupo, adaptação as regras, a formação do cognitivo de cada criança, a compreensão lógica matemática - quando são contadas as crianças existentes na brincadeira - noção espacial, percepção visual, pesquisa geográfica de local de onde se pode brincar (ruas, quadras, praças, praia, etc.), bem como mostrar para as crianças que as brincadeiras são realizadas sempre com duas ou mais pessoas, estabelecendo a ideia de amizade e socialização em grupo.
Artista e Obra
Nome da obra: brincando de peteca
Artista: Ivan Cruz
Referência do artista: Ivan Cruz nasceu em 1947 no subúrbio do Rio de Janeiro, brincava pelas ruas de seu bairro com todas as crianças. De 1990 até hoje, ele juntou cerca de mais de 100 brincadeiras de criança. Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou “a criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando cresce não brincou, falta-lhe um pedaço do coração”.